Seu negócio de Cupcakes – Passo 1: Os cupcakes

Seu negócio de Cupcakes – Passo 1: Os cupcakes

Como começar a montar nosso negócio de cupcakes. Antes de começar quero apenas esclarecer uma coisa, estou compartilhando o que eu sei de experiência, atráves de amigos, de empresas qualificadas e pela Internet. Esta série é apenas um guia, utilize as partes que forem do seu interesse e saiba filtrar aquilo que não vai lhe servir.

A decisão

cupcakes
Florian Jacoba por pixabay

Muitos estão entrando no ramos do cupcakes porque é a nova mania e parece divertido. Vender cupcakes pode parecer pura diversão, mas é um negócio e pode ser um ramo tão competitivo como qualquer outro. Antes de tomar esta decisão, pergunte-se se você é um empreendedor, afinal nem todos tem o estômago para aguentar o estresse que vai vir pela frente.

Você vai fazer promessas e terá que cumpri-las de qualquer jeito. Se algo der errado, a culpa será só sua. Você precisará fazer inúmeras contas para se certificar de que terá lucro. Terá que ser flexível e rígido ao mesmo tempo. Eu sei, parece assustador, mas preciso que você saiba o que vai enfrentar.

Vocês não estariam lendo isso se já não soubessem boa parte do que falei acima. Ter um negócio não é fácil. Mas acredito que vocês consigam.

Sua marca

Pronto. Você vai mesmo vender cupcakes. Se bem que… quem vai vender não é exatamente você. É o ___________ Cupcakes ou ________ Cupcakeria ou seja lá o nome que você escolher.

É hora de escolher o nome do seu negócio. Pode ser qualquer coisa que você imaginar, e claro que tem que ser exclusivo.

Por exemplo, Delícia Cupcakes. Para você ver se o nome que está aí na sua cabeça já existe, faça o seguinte:

Abra o bom e velho tio Google e digite o nome lá. Entre aspas, como “Delícia Cupcakes”. As aspas dizem ao buscador que quero estas palavras nesta mesma sequência. Observe se alguém já usa o nome.
Vá no Registro.br, a fundação que registra endereços de Internet no Brasil e na caixa onde diz registro de domínio, digite o nome sem espaços, acentos ou cedilhas. Por exemplo:
divinocupcake.com.br
meuscupcakes.com.br
cupcakeria.com.br
O resultado informará se o seu nome já foi registrado.
Apesar dos meios acima não serem oficiais indicativos de que uma empresa tenha de fato registrado este nome (qualquer um pode registar um domínio com qualquer nome), é um bom indício.

Lição de casa #1 – Criar o nome do seu negócio

A Estrutura

E agora que tudo está ficando mais real, do que vamos precisar?

A cozinha

A sua cozinha tem de estar preparada. “Mas como assim preparada, Angel?” Quer dizer que sua cozinha tem de estar impecável. Uma coisa é um fio de cabelo ou uma casca de ovo no bolo do fim de semana. É uma outra coisa quando este fio vai parar nos cupcakes da festa de casamento que todo mundo tá falando, não é? Use o seu bom senso e não tenha cuidado extra com tudo que vai sair da sua cozinha para a boca de outras pessoas. Aqueles que puderem fazer um curso de higiene de alimentos ganham pontos extras.

Estou assumindo que a maioria de vocês iniciará um negócio a partir da própria cozinha.

O material

Um dos posts mais lidos aqui no blog é o “O que você precisa para fazer cupcakes?” Se ainda não leu, vá lá que eu espero. O material básico para quem vai montar um negócio é o mesmo:

  • A forma (assadeira) – Quanto mais cavidades melhor, menos fornadas. Existem de 6,12 e 24 cavidades.
  • Forminhas de papel – Quanto mais variedade melhor. Alguns clientes querem que os bolinhos combinem com o tema da festa.
  • Material para confeitar – saco de confeitar, bicos, espátulas, etc.
  • Material para enfeitar – confeitos, granulados, saias de cupcakes (wrappers), corantes e coisas do tipo.

    Mas com adição de algumas ferramentas:

  • Eletrodomésticos em bom funcionamento – Fogão, batedeira, geladeira, enfim, todos têm que segurar o tranco de várias fornadas;
  • Embalagem de transporte – ainda que improvisadas, deve haver algum jeito de transportar os cupcakes (veja algumas);

Os cupcakes

 

Com toda a estrutura pronta, é hora de definir os cupcakes que você vai vender. A sua primeira missão é criar um menu com os sabores que você oferece. Estes cupcakes devem já estar testados e aprovados por vocês, amigos e parentes. Eles também devem ser visualmente bonitos.

Se você quiser, pode dar nome aos seus cupcakes. Na imagem acima, a Hey Cupcake decidiu usar o nome Michael Jackson para definir o cupcake de Oreo.

Então, cada item do menu deve ser algo assim (papel e caneta na mão, gente):

Cupcake de baunilha – Massa de baunilha com cobertura de creme de manteiga (buttercream) e recheio de doce de leite.

É importante que o cliente saiba exatamente o que vai receber, por isso a descrição é importante.

Para venda, eu tenho cerca de 15 sabores de cupcakes. A maioria das receitas estão aqui no blog.

OBS: Se alguns dos cupcakes não tiver lactose, açúcar, glúten ou outro alérgeno, é bom destacar. Pode ser um ponto extra com clientes com restrições alimentares.

Lição de casa #2: Definir os sabores e nomes dos cupcakes

Suas políticas

Antes de começar a vender é bom definir algumas coisas. Acreditem em mim, estes itens podem ser uma dor de cabeça se já não estiverem pré-definidos:

  • Transporte – O cliente vem pegar ou você vai deixar? O transporte é cobrado?
  • Pedido mínimo – Existe um limite mínimo de cupcakes por sabor? Acreditem que não é agradável quando o cliente lhe pede apenas 3 cupcakes de cada um dos 15 sabores que você tem.
  • Pagamento – Quais formas de pagamento você aceita? O cliente terá que pagar algum adiantamento? O recebimento é na entrega ou no fim da festa?
  • Pedidos específicos – Aquela massa com aquela outra cobertura pode? Aquele cupcake sem o recheio fica mais barato? Pode acrescentar nozes?
  • Temas – Você faz apenas cupcakes para consumo ou aceita encomendas de temas? Trabalha com pasta americana? Faz desenhos e bonequinhos?

É bom ter algo como um recibo/contrato para assegurar que as duas partes saibam do que estão assumindo responsabilidade. No próximo artigo, que vai tratar do dinheiro e do custo, vamos disponibilizar um modelo de contrato.

Acesse a segunda parte deste post: Passo 2: O preço

Post Compartilhado de: doce.blog.br

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *